Ser movente significa poder de se mover, consequentemente poder de colocar algo em movimento. Ser movido, por sua vez, quer dizer poder de ser posto em movimento. Assim sendo, nem todo ser vivente é um ser movente, uma vez que nem todo ser vivo tem o poder de se pôr em movimento. Porém, todo ser movente é um ser vivente, pois nada do que não está vivo pode se mover.
Se somente um ser movente tem o poder não apenas de se pôr em movimento, mas também de colocar algo em movimento, consequentemente a natureza do movimento tem origem em um ser movente, ou seja, em um ser vivo. Pois, se algo está em movimento, é porque foi movido. Se o algo não pode se mover e está em movimento é porque foi movido não por algo, mas por alguém que pode pôr-se em movimento, ainda que indiretamente através de algo que anteriormente houvesse sido posto a mover-se por esse mesmo alguém.
Nenhuma explosão poderia ser a origem causadora do movimento, uma vez que, para que ela ocorra, é necessária a existência de condições que tornem o ato possível, no caso, a existência do movimento, pois na ausência absoluta deste nada poderia vir a explodir.
Assim, mais misterioso do que o fato de existir algo, é o fato de existir alguém, isto é, um ser dotado de vontade e poder de mover algo. Talvez a questão fundamental da filosofia não seja “Porque existe algo?”, mas sim “Porque existe alguém?”, que, em termos teológicos significa “Porque Deus existe?”, cuja resposta não pode ser distinta do conteúdo do enunciado, a saber, que Deus é a razão pela qual Ele próprio existe, assim como Ele é a razão pela qual também todas as demais coisas existem.