Não Existe Causa da Pobreza, Somente da Riqueza

Nascemos pobres, e se nada fizermos morreremos pobres. Se existe uma causa para a pobreza ela é a ausência de fatores que nos conduzem à riqueza, e me refiro aqui à justa riqueza, aquela que é resultado de nossos próprios méritos.

O que muita gente quer hoje é enriquecer sem precisar trabalhar ou economizar, e isto não é possível senão pelo emprego de métodos imorais e criminosos.

Dizer que a pobreza gera a violência é em certo aspecto uma brutal inversão da realidade, pois não é o fato de ser pobre que leva alguém a cometer tal ato, quiçá em raros casos, mas o fato de alguém ser ocioso e pródigo.

O aumento no índice da violência não é devido ao aumento no índice da pobreza, mas o aumento no índice da pobreza reflete o aumento da criminalidade.

O perfil daquele que usurpa os bens de outros para favorecimento pessoal se enquadra no perfil que acabei de descrever. Isto prova que a pobreza não é um problema a ser combatido, pelo menos não tanto quanto o espírito de ganância e indolência que deseja prosperar na vida sem fazer nenhum esforço.