A Psicologia do Bitcoin e outros Ativos

Você não investe em Bitcoin esperando que amanhã ele valha menos do que hoje. Ao contrário, você espera que amanhã ele valha mais.

Como ele não é aceito como moeda de troca em quase nenhum lugar, então você deve vendê-lo para poder usá-lo no mercado. A questão não é se hoje o valor que você tem em Bitcoin é maior do que no dia em que você o comprou. A questão é: quanto ele valerá no momento em que você vendê-lo?

Se hoje você sabe que ele tem valido mais do que no dia em que o comprou, porque você não o vende hoje? É fácil falar em comprar na baixa e vender na alta, porém executá-lo é outra história. Porque a gente tem emoções e somos gananciosos. Queremos ganhar mais e mais.

Então vender no momento de valorização equivaleria a perder a oportunidade do seu ativo se valorizar ainda mais, e você não se sente nada motivado a fazê-lo. Daí sua ganância te leva a mantê-lo para que ele siga se valorizando. E nesse percurso ocorrerão sutis quedas, e você também não o venderá, já que sabe que essas flutuações no valor são naturais, faz parte do processo.

Somente nos momentos de expressivas quedas é que você venderá. Serão essas quedas cada vez maiores que te convencerão a vender, e por qual razão? Porque você vai se desesperar e não vai querer perder. Agirá mais com emoção do que com razão.

Então, você compra no momento de euforia (alta) e vende no momento de desespero (queda). E repete esse processo até destruir todo teu patrimônio. Esse é o modus operandi da grande massa de sardinhas. Claro que há exceções, porém toda sardinha acredita ser essa exceção.

A sua motivação em vendê-lo é proporcional ao grau de valorização do seu ativo. Quanto mais ele estiver em alta, menor a motivação, e quanto mais estiver em baixa, maior a motivação.

Agora analise todas as operações de compra e venda que já fez nesse suposto ativo, veja se na maioria das vezes você comprou na alta e vendeu na baixa, ou vice-versa. Essa informação talvez seja um indicador do quão ganancioso você é do quanto suas emoções interferem nos seus investimentos.