Gostaria de compartilhar essa reflexão, apesar de ser leigo nesse assunto não me recordo de ter ouvido algo do tipo ser falado quando se trata de Imposto de Renda.
Parece-me que o cálculo do IR está equivocado ao não considerar o custo de oportunidade sobre o montante pago. A maior parte do que você paga é justamente aquilo que deixará de ganhar ao se pagar.
Então, o que você paga de IR não é X, mas X + tudo aquilo que teria rendido ao longo de anos e décadas se tivesse aplicado em bons investimentos. Usando o conceito de custo de oportunidade verá o valor absurdo que se paga. E se considerar o tipo de investimento envolvido, verá que essa expropriação é ainda mais colossal.
O custo de oportunidade é proporcional ao tanto que você paga, quanto mais se paga, maior o custo de oportunidade. Por isso quem deveria pagar 40 milhões de imposto, não pagaria apenas esse valor, mas tudo aquilo que teria deixado de render, ou seja, potencialmente centenas de milhões ou até na casa dos bilhões, considerando o perfil desse investidor.
É um conceito importante para ser aplicado nos negócios, mas também em quase tudo na vida, especialmente na hora de adquirir passivos de alto valor.